Quarta-feira, 10 de Outubro de 2007

Aristides de Sousa Mendes

 “A Desobediência” solidaria pela liberdade

Frontaria da casa de Sousa Mendes, parcialmente destruída.Sousa Mendes com a família

www.vidaslusofunas.pt

O INATEL, através do Teatro da Trindade, leva a efeito um conjunto, diversificado, de iniciativas que visam recordar e homenagear Aristides de Sousa Mendes, cônsul português em França, Bordéus, durante um dos mais negros períodos da historia europeia, o regime nazi de Hitler.

A peça teatral, “A Desobediência”, de Luís Francisco Rebelo encenada por Rui Mendes sai, mais uma vez, à cena entre 11 de Outubro e 25 de Novembro, na Sala Principal do Trindade.

Um inédito ciclo de cinema, sobre historias da resistência, ilustrativas daquele conturbado período e conflitos, é também ali levado aos écrans nos dias 16,23,30 de Outubro e 6, 13 e 20 de Novembro.

Por outro lado está aberta, permanentemente, a exposição cujo tema genérico é “A Acção Humanitária de Aristides de Sousa Mendes”, até 25 de Novembro no Salão Nobre do Teatro, bem como um painel de exposição colectiva intitulado “memorial da Desobediência de Aristides de Sousa Mendes”.

Também, entre 11 de Outubro e 25 de Novembro são promovidas, às Terças e Quintas pelas 15h00, conferencias versando sobre a actividade desenvolvida pelo cônsul, seu significado e importância para a liberdade individual dos que ajudou a libertar e liberdade colectivas dos povos, enquanto diversidade de culturas, mosaico de que, sobretudo, a Europa é constituída.

Aristides de Sousa Mendes “desobedecendo” às orientações diplomáticas que o regime de Sal(azar) (para os que viveram aquele tempo) lhe ditava permitiu a fuga a muitos milhares de refugiados que de outro modo teriam tido como destino certo os campos de concentração nazi.

Como ele próprio afirmou “ todos eles são seres humanos e o seu estatuto na vida, religião ou cor são totalmente irrelevantes para min. Alem disso as clausulas da constituição do meu país relativas a casos como o presente dizem que em nenhuma circunstancia a religião ou convicções políticas de um estrangeiro, o impediriam de procurar refugio no território português. Eu sou cristão, e como tal acredito que não devo deixar esses refugiados sucumbir. E assim, contra ordens que, em meu entender, são vis e injustas, declaro que darei, sem encargos, um visto a quem quer que seja que o peça”.

Como é do conhecimento publico, uma posição de tão elevada coerência e verticalidade de caracter, custou ao cônsul e sua família a ruína, a completa marginalização e abandono por parte do regime ditatorial de Salazar e Caetano.

Mesmo a democracia, que em muitas coisas deveria ser mais avisada e menos distraída, só o veio a reabilitar em 1987, treze anos depois da revolução de Abril.

Eu diria mesmo, a democracia não o reabilitou, de todo, na medida em que o seu exemplo raramente é seguido. Tem-se perdido muito de verticalidade, de coerência de princípios que deveriam ser elementos da teológica formação do povo português e de praticas de Homens impolutos.

Está, pois, de parabéns o INATEL ao recordar e homenagear, além da pessoa, o seu caracter e princípios que a democracia, mais do que qualquer outro regime, deveria ensinar nas escolas e universidades, enunciar nas praticas, e cultivar na sociedade.

publicado por EBranquinho às 11:58
link | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Novembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


.posts recentes

. O Espelho dos outros, ...

. Nova tabela para indemniz...

. Dia Mundial da Poupança

. 25 Milhões, ... É muito €...

. A Igreja Católica, também...

. “Flexiguraça” = a gestão ...

. Aristides de Sousa Mendes

. O espelho dos outros, ...

. Portugal em 28.º lugar no...

. O Preço do Dinheiro, cada...

.arquivos

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Agosto 2006

blogs SAPO

.subscrever feeds